04/05/2022
Comitê ESG lança campanha para redução de copos plásticos
Priorizando a trilha do reuso, o comitê socioambiental lançou em Abril uma campanha para a redução do uso de copos plásticos
Compartilhe essa notícia:
Seguindo nosso programa ESG (Environmental, Social and Governance), o comitê lançou no mês de abril uma campanha para redução de copos plásticos.
O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano. Mas ainda podemos reciclar toda essa produção, certo? Errado. O plástico tem potencial para reciclagem, mas o seu mercado ainda é muito precário, pois são necessários mais de 400 copos de plástico descartáveis para somar apenas um quilo. Além disso, de todo o plástico que já foi produzido em todo o mundo, desde sua invenção ainda em 1950, apenas 9% foi realmente reciclado para entrar novamente no ciclo de produção.
E ainda com esse cenário preocupante sobre a reciclagem do plástico, existem os materiais que são descartados de forma errada e vão parar nos aterros sanitários. Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor – e mesmo depois de todo esse tempo ainda pode continuar por aí, pois se transforma em micro plástico e continua na natureza. Isso porque o copo plástico descartável é produzido a partir do poliestireno, um componente derivado do petróleo, que é uma matéria-prima não renovável.
Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). Esse plástico, que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos. De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.
Pesquisas apontam que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Existem diversas inovações que tentam retirar o lixo que já existe nos oceanos, mas é importante tentar não deixar que o lixo chegue até lá. Com todos esses dados, o consumo consciente é uma necessidade urgente. Pode parecer algo difícil, mas é possível começar aos poucos.
O primeiro passo pode ser eliminar os copos plásticos descartáveis da sua vida. Você só precisa trocar por um reutilizável e carregar na bolsa. Na E.Tamussino disponibilizamos copo e caneca para você usar ao beber água e café. Cada copo reutilizável evita, no mínimo, o uso de quatro descartáveis – por pessoa. Além disso, quando usados em empresas, podem diminuir em até 80% todos os resíduos descartáveis no final do dia.
Confira outras dicas para você dizer um adeus definitivo para os copos plásticos descartáveis:
— Ande sempre com o seu copo reutilizável dentro da bolsa;
— Prefira um copo de plástico durável (copo eco feito de PP05, pois ele tem 25 vezes menos impacto sobre o meio ambiente do que todas as outras opções descartáveis e não libera bisfenol-A);
— No trabalho: adote uma caneca ou copo para chamar de seu;
— No restaurante: opte por copos duráveis, caso o restaurante/lanchonete ofereça de plástico descartável, peça um de vidro e explique o motivo pelo qual você está fazendo esta troca, às vezes rende até uma boa conversa sobre o assunto.
Compartilhe essa notícia