04/03/2022
Conheça as histórias de mulheres inspiradoras
Confira na íntegra os depoimentos inspiradores de mulheres que fazem a E. Tamussino
Compartilhe essa notícia:
Amanda Bomtempo
"Parece meio clichê essa coisa de que “a maternidade mudou minha vida”.
Mas foi exatamente isso que aconteceu.
Por questões da vida a maternidade só chegou na minha história quando estava com 34 anos. E de forma bem realista, as mães que amam gerar que me perdoe, mas gestar alguém não é nada glamuroso, pelo menos para mim não foi.
Alice, foi a melhor coisa que ocorreu na minha vida e absolutamente esperada e sonhada, mas me recordo que na gestação o que mais amava, era vê-la na ultra, quando ela mexia no meio do dia enquanto eu trabalhava ou tinha uma crise de soluço. E outro ponto muito incrível foi ter sido o momento da minha vida que senti a maior presença de Deus em cada centímetro do meu corpo, sentir a presença de um outro coração batendo dentro de você é algo divino.
Essa foto simboliza para mim algo difícil de explicar, ao longo dos 9 meses algumas complicações e possíveis perdas da minha pequena foram por nos duas vividas e superadas. Tivemos lutas bem intensas para que nossa permanecia nesse plano juntas fosse possível.
E quando há vi pela primeira vez, não me recordo de um barulho, uma voz, absolutamente nada, foi como se o mundo por alguns segundos tivesse parado para que eu pudesse contemplar aquele momento de vitória tão nosso! Finalmente, ela, eu... nós havíamos conseguido!
As primeiras palavras que me recordo dizer foram: Conseguimos, filha! Mamãe está aqui, você e forte! EU TE AMO!
E nada mais foi igual depois desse dia, a agora com ela crescida já com seus 3 anos e pouco percebo como ela me inspira TODOS os dias!
Acreditamos que nós quem os ensinamos a vida, mas somos apenas parte disso porque na realidade quem nos ensina todo dia são esses pequenos seres iluminados.
Outro dia, no elevador, estava cheia de sacolas, mochila e por aí vai... e falei: filha, mas é muita coisa para mamãe levar! Imediatamente, ela me disse: Mamãe, você é forte! Verdade, eu sou!"
Ana Letícia Vieira
"Sou inspirada pela minha família e amigos que me dão amor e apoio diariamente, por quem eu também preciso lutar para ser melhor a cada dia.
Sou inspirada pela vida que ganho todos os dias, por cada pôr-do-sol, que eu amo assistir.
Sou inspirada pelo desejo e consciência de que posso ser melhor do que sou hoje.
Acompanhar mulheres ocupando cargos mais elevados, ganhando espaço por sua competência, me dá a certeza que também posso voar mais alto!"
Andrea Aarão
"Eu sou Andrea Aarão, uma mulher madura, mãe, enfermeira, cheia de vida, de experiências e ainda com muitos sonhos e expectativas. Tenho muitas fontes de inspiração no meu dia-a-dia:
• A responsabilidade frente à minha família, meu filho, a empresa na qual trabalho, aos clientes que atendo e cuido, aos pacientes cujo restabelecimento da saúde também está ligado ao meu desempenho profissional.
• A felicidade de ver que meu trabalho traz benefício para minha empresa, meus colegas, os médicos, profissionais de saúde e especialmente aos pacientes
• O orgulho de saber que criei um filho sozinha e que ganho a minha vida com meu próprio trabalho sempre procurando ser um exemplo para ele.
• A capacidade de sorrir e brincar que deixa a vida mais leve.
• A generosidade de me doar para ajudar e colaborar com os outros que faz com o que o trabalho seja mais prazeroso.
• Os meus limites que conheço, desafio e enfrento continuamente.
• A garra que faz com que eu nunca desista dos meus objetivos.
• O amor pela vida, que a cada dia nos reserva uma surpresa.
• As minhas rugas, pois são a prova que eu vivi e aproveitei a vida, fiz verdadeiros amigos, ganhei aprendizado e segurança para tomar decisões, entender melhor as pessoas, lidar com dificuldade e aproveitar as pequenas coisas....
• Ser MULHER, saber que tenho capacidade de ser muitas coisas e ter muitos papéis ao mesmo tempo e de lidar com tudo, saber que posso contar com as outras mulheres, na força que sabemos compartilhar, na forma que conseguimos dar suporte uma a outra, com emoção e sentimentos que nunca temos vergonha de mostrar.
Sou Andrea Aarão, por tudo isso agradeço a Deus todos os dias por ter me feito nascer MULHER!"
Andreia Zattera
"Viver é a maior oportunidade que ganhamos, surpreendentemente renovada a cada manhã. E tudo isso é único e é o que me inspira a curtir, cheia de energia e de mãos dadas com a minha família, este novo ciclo diário.
Andar de salto alto ou pegar uma estrada com uma roupa confortável e de tênis, cabelo amarrado ou escovado, nada disso importa se não tiver persuasão e objetivos definidos todos os dias!
Quero ser melhor a cada saída de casa e agradecer aos céus ao final dia pela experiência vivida, quero sorrisos com a boca ou com os olhos, negociações, confiança, confidencialidade, coleguismo, atribulações enfim, viver inspirando e sendo inspirada!"
Bruna Aguiar
"As mulheres da minha família (mãe, tias e avós), infelizmente não tiveram condições financeiras para poder estudar e também eram muito pressionadas pela sociedade da época para exercerem "apenas" a função de donas de casa e para criarem os filhos. Eu sou a primeira mulher da família que teve acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho formal.
Sou muito grata a todas, pois tenho plena convicção que eu apenas segui um caminho que já tinha sido preparado por elas.
O que me inspira é saber que se hoje eu posso fazer escolhas na minha vida é devido a essas mulheres que foram verdadeiras guerreiras que lutaram contra todo machismo e me proporcionaram uma vida de estudos e muito trabalho.
Tudo que sou hoje eu devo a elas
Hoje e sempre, eu as honro".
Daisy Costa
"A minha maior fonte de inspiração é a minha mãe, pois diante de todas as dificuldades que ela enfrentou na vida, ela nunca se mostrou fraca e nem desistiu dos seus sonhos (por mais improváveis que fossem). Ela é o meu maio exemplo, pois apesar de ter tido um relacionamento abusivo, ter sofrido agressões, e ter passado por depressão com dois filhos pequenos, sem apoio da família que era totalmente machistas, onde a mulher não tinha vez e nem voz, ela conseguiu enfrentar todos esses problemas e correu atrás do que realmente sempre acreditou.
Agora aquela mulher que dependia dos outros para sustentar os seus filhos, é totalmente independente, pós-graduada, funcionária pública e empresária.
Refletir com a história da minha mãe, me faz acreditar que independente de qualquer situação que vimemos ou enfrentamos, somos capazes de dar a volta por cima e mudar o rumo da nossa história. E como ela sempre diz: Não há vitorias sem lutas, as vezes pode até parecer impossível, mas tudo é possível ao que crê.
Eu te amo mãe!"
Denise Rodrigues
"O que sempre me inspirou na vida era olhar para meus filhos, que só tinham a mim e ter forças para não desistir nunca, só assim realizaria nossos sonhos.
E nesse trabalho o que me inspira é que indiretamente, ajudo a salvar vidas, não tem nada mais gratificante, isso me faz continuar, a cada dia que acordo pela manhã. "
Édina Silva
"O que me inspira ou melhor QUEM me inspira é e sempre será minha mãe.
Foi uma mulher guerreira, corajosa, amorosa e cheia de esperança.
Em 2011 descobriu um caroço no seio esquerdo, fez exames, consultas e enfim...Câncer de mama. Eu a acompanhava, fiquei acabada, não consegui disfarçar o quanto aquela notícia me abalou.
Ela não, ficou firme e forte (ao menos em minha frente) e só dizia: “vamos seguir e enfrentar”. E assim o fez por 5 anos. Entre sessões de quimioterapias, radioterapias e mastectomia (retirada cirúrgica de toda a mama), houve uma pausa de mais ou menos 1 ano em que seguiu somente com medicação diária e consultas de acompanhamento.
Em 2016 ela se queixava de dor na coxa esquerda e como eu trabalhava em Hospital no setor de Imagem realizei uma tomografia nela e descobri que a doença voltou em seus ossos.
Demorei algum tempo para sair da sala de exame, fiquei em choque. Pois sabia que as chances de cura (quando nos ossos) são poucas.
Voltando os tratamentos, ela foi ficando fraca, sem apetite, enfim...chegou o dia em que o médico disse o que eu nunca queria ter escutado: “Não sabemos quanto, mas tua mãe tem pouco tempo”.
Bom, de um jeito ou de outro eu já sabia há algum tempo, mesmo assim nunca estamos preparados, né?!
O que me inspira nessa história toda foi que ela enfrentou tudo isso sempre sorrindo, amando intensamente a única neta (minha filha, na época tinha 1 ano), adorando a natureza e amava dançar!!
Nunca perdeu a fé, nunca se revoltou por estar naquela situação, ela aceitou.
Em 2017 suas últimas palavras em seu último momento de vida foram: “Não sinto mais dor. Sinto só AMOR”
Como não me inspirar em alguém que enfrentou com força, coragem, garra e AMOR essa doença que tanto leva as pessoas que amamos?
Esse relato foi referente a minha amada mãe Vera Lúcia da Silva, meu grande amor que tanto sinto falta, mas sei que esteja onde estiver está bem e feliz!!!
Mulheres, cuidem-se, amem-se, façam o autoexame."
Giovana Rigueto
"O que me inspira?
Meu filho Gustavo.
Que corresponde a todo investimento que faço nele, seja na educação, na saúde, no esporte.
Eu me separei do pai do meu filho quando ele tinha 7 anos, mas desde sempre, fui eu que acordei e lutei por nós. Ele ficava períodos integrais na escola, ou com uma cuidadora em casa, com meus pais, enquanto eu trabalhava, viajava, estudava para garantir nosso futuro, assim como muitas outras mulheres fazem.
E essa história fez do Gustavo um rapaz aos 16 anos com uma maturidade que eu não tinha aos 20 anos. Sempre cuidou de todas as atividades escolares sem que eu precisasse ficar cobrando, me desgastando. E acredito que por ver a minha luta, ele se esforçou ao máximo para que fosse sempre um orgulho para mim. O resultado disso foi que muitas vezes ele foi premiado como aluno destaque do bimestre, do ano!
Os presentes de aniversário de uns 2 anos para cá, são cursos de programação, onde ele assiste a aula e pratica os exercícios sozinho. Outro grande motivo de orgulho é que ele é muito preocupado em economizar, então antes de comprar qualquer coisa, ele estuda custo x benefício, pesquisa preços e faz escolhas conscientes.
O exemplo que eu trouxe para dentro da minha casa, fez do meu filho um jovem parceiro, guerreiro, que me inspira! Ele agora está no 3 ano do ensino médio, se preparando para o vestibular, e ele já sabe que quer entrar na UNICAMP ou no ITA, no curso de engenharia da computação. E para isso ele faz plantões de dúvidas na escola às terças feiras e estuda em casa todas as tardes e finais de semana. Mesmo que ele não consiga entrar nessas faculdades, eu tenho certeza que ele será um vitorioso, pois aos 16 anos já tem clareza, foco e determinação.
Algumas mães se sentem culpadas por deixarem seus filhos na creche, com os pais para que possam trabalhar, eu mesma fui uma delas, mas hoje, olhando para nós, vejo que foi a melhor escolha, pois foi um exemplo de luta que passei para meu filho e isso valeu mais, além da certeza de que passei para ele valores importantes que o ajudarão a enfrentar as dificuldades que virão."
Karine Alves
"É saber que eu posso chegar até o topo mais alto da montanha, é saber que sou capaz de tudo, que sou forte, determinada e corajosa. É olhar para trás e poder enxergar todo caminho trilhado, e o que ainda está para ser descoberto. É poder confiar em mim e em Deus para encarar os problemas, mesmo triste, mesmo aflita, tendo a fé que no final dará tudo certo!
Não falo isso só por mim, mas sim por todas as mulheres.
A vida é feita de obstáculos, queríamos muito que fosse apenas um mar de rosas, porém não é assim que a “banda toca”.
Muitas temos trabalho, filhos, estudos e casa para cuidar. E eu sei o quanto é cansativo.
E se parássemos para analisar o quanto somos fortes?
Olhe de onde você veio e até aonde você chegou!
Se olhe mais com amor e compaixão!
Você é maravilhosa e tem o mundo em suas mãos!
Parabéns pelo nosso dia!
Que não é apenas dia 08/03, mas sim todos os dias!"
Márcia Nigro
"A inspiração nos motiva a realizar algo, isso nos fortalece e traz uma sensação maravilhosa, de bem-estar. Inspirar-se é “redescobrir” diante das situações e, buscar novos caminhos. Todo início de ano, vou ao médico fazer check-up, em 2020 descobri uma taxa chamada Liproteína A, estava no nível altíssimo, precisamente 220 mg/dL, esta taxa mede a quantidade de partícula rica em gorduras que infere muito pouco no colesterol, mas que em níveis elevados está relacionada à chance maior de problemas coronarianos, como doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral. Meu médico conversou comigo e disse temos três opções VIVER, FICAR DEPENDENTE ou MORRER.
Como sou uma pessoa bastante ativa, pensei como seria minha vida impossibilitada de fazer tudo o que gosto, optei por viver. Não sou religiosa, mas tenho uma adoração a nossa senhora de Fátima. Converso, arengo, como se fosse uma pessoa, daí disse como vai ser minha vida se eu não mudar, me ajude por favor. Lembro perfeitamente dessa noite, fui dormir chorosa, pensando coisas que nem sei explicar. Daí sonhei com minha família e cheia de crianças ao meu redor. Quando acordei, já foi com outro astral, pensei aquelas crianças seriam meus netos, de imediato pensei, vou mudar minha vida por vocês. Os netos que nem sonham em chegarem, foi a minha inspiração para mudar completamente a minha vida. Foi muito difícil pra mim não vou mentir, ter que mudar tudo na vida, mas hoje posso dizer que podemos sim mudar nossos hábitos. E eles foram a minha inspiração do meu dia a dia, e saber que hoje estou mais cuidadosa com minha saúde".
Amar é viver!!!!!!!!!
Suellen Sales
"O que me inspira todos os dias é saber que tenho saúde, uma família linda, amigos maravilhosos e Deus no coração. E que todos os dias preciso lutar por mim e pelo meu bem-estar, pela minha saúde mental e pelo meu trabalho.
Todos os dias eu busco me valorizar, valorizar meus talentos, valorizar as pessoas ao meu redor, ter confiança, acolhimento comigo mesma e saber que sou falha, mas que sou forte para lidar nos momentos difíceis, porque tudo que se quebra pode se erguer e se tornar bem mais forte do que antes.
Todos temos nossos medos, sim eu sinto medo, insegurança de não ser querida pelas pessoas que amo, de que meus objetivos e projetos não deem certo, de não ter reconhecimento pessoal e profissional, sinto medo em momentos que tenho que tomar uma ação que me deixa desconfortável, mas que não posso fugir dela, tenho medo de ser traída pelos que amo. Porém a cada dia me levanto e penso...Eu posso, eu quero, eu consigo, e dou a cara a tapa para ser mais forte do que meus medos, porque acredito que todos os dias podemos nos superar mais, mesmo que em pequenos passos, o importante é nunca parar.
E falando de mulher, a mulher que me inspira todos os dias sou eu mesma, porque não é fácil ser uma mulher de personalidade forte, decidida e batalhadora naquilo que acredita, recebemos muitas críticas quando somos assim, então todos os dias trabalho por isso, busco o amor-próprio sempre, porque se tem uma coisa que aprendi é que se eu não estiver bem comigo mesma ninguém vai estar. Tenho como ponto forte motivar outras pessoas no meio que convivo acredito que todos devemos ver a vida com responsabilidade, otimismo e alegria. Ao enfrentar nossos medos e traumas criamos atalhos para alcançar a vitória, sem pressa, porque tudo é no tempo de Deus e não no nosso. Para isso procuro ter autenticidade e paixão em tudo que faço. Tenho essa responsabilidade em tudo o que faço, procuro sempre fazer com amor e prazer, assim as coisas fluem mais rápido e com mais leveza e quando não gosto de algo eu deixo claro para que as coisas sejam sempre feitas com muita transparência, independente do que seja.
E a mulher que me tornei, ou melhor que estou me tornando, não tem medo de dizer que é imperfeita, que erra e assumo minhas fragilidades, sim eu também fico frustrada emocionalmente diante de várias situações, sou impaciente, ansiosa, confusa, tem dias que não quero sair de casa.
Já sofri opressão machista física e psicológica, primeiramente achei normal e fui deixando aquilo se prolongar, pensando “mas eu gosto dele”, quando na verdade eu não estava gostando nem de mim. Quando cai em si, eu até senti raiva de mim mesma por me permitir passar por isso, mas segui em frente, sem mágoa e com sorriso no rosto. Hoje, eu aprendi que para alguém estar ao meu lado tem que somar, me respeitar, ser companheiro e querer crescer junto, porque é a forma que eu mereço ser tratada, se for diferente disso é melhor ficar sozinha.
A mulher que venho me tornando tem o desejo de ser essencial para o bom funcionamento da sua equipe de trabalho, de ter autonomia profissional, de ser reconhecida, de ser uma referência de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, de formar uma família sólida, de ter filhos, de ter equilíbrio e sensatez para educá-los da melhor forma. São vários desejos e todos cabem em mim.
Enfim, o que me inspira é ser cada dia uma versão melhor de mim mesma!"
Tatiana Santos
"Meus filhos são minha fonte de inspiração diária. Eles me inspiram a tentar ser alguém melhor e a me desafiar para ser um bom exemplo e também uma fonte de inspiração para eles. Mulheres que possuem filhos tem a missão de educá-los para apoiarem as mulheres que encontrarem em suas vidas, ajudando a construir uma sociedade menos machista.
Trabalhar com o que amo também me inspira. A realização profissional passa, necessariamente por fazer o que se gosta. Já é metade do caminho para inovar e melhorar sempre.”
Compartilhe essa notícia