Depoimento de cirurgia com a técnica HoLEP

05/07/2022

Depoimento de cirurgia com a técnica HoLEP

O paciente Alcides Furcin, de 66 anos, tratou a próstata com a técnica HoLEP. Leia na íntegra o depoimento de sua filha, Ana Paula Legnaro Furcin.

Depoimento de cirurgia com a técnica HoLEP

Compartilhe essa notícia:

“Meu pai tinha HBP, com próstata aumentada em 3x e bastante dificuldade para urinar. Já tinha indicação para realizar RTU. Acredito que a pandemia tenha interrompido muitos tratamentos e, com ele, não foi diferente. Após 3 anos, retornou aos médicos e uma hemorroidectomia passou a ser o procedimento mais urgente para realizar. Ele operou em 11/04. No entanto, assim como uma grande porcentagem, conforme relatos dos urologistas, após essa cirurgia ele parou de urinar. Passou sonda de alívio e logo em seguida a sonda de demora. Por conta disso, a cirurgia da próstata tornou-se a nova "urgência".

Como trabalho no HC e conheço os Professores, busquei informações das técnicas e tecnologias disponíveis. A RTU com bipolar, até então tida como padrão ouro, chegou a ser recomendada e cogitada. No entanto, eu já sabia de uma "cirurgia inovadora" realizada na instituição pelo Dr.Alexandre Iscaife: a HOLEP. Como envolve custos, e sabia da existência de um laser no HC, consultei um professor da equipe a respeito. Ele disse que não era um bom equipamento e o morcelador não funcionava bem. Disse que a melhor tecnologia no mundo, hoje, era da Richard Wolf e que ele, apesar de não dominar a técnica, sabia que era muito segura e que ‘entregaria a própria próstata’ nas mãos do Dr. Alexandre Iscaife.

Viabilizamos a cirurgia e ela aconteceu dia 05/05, e durou exatamente 1h. Apesar de toda angústia e medo, por conta de um último pós-operatório bastante traumático (hemorroidectomia), eu fiquei procurando palavras pra descrever ‘o que foi essa cirurgia... HoLEP’. Não sei se foi sorte, se foi o pleno domínio e conhecimento do cirurgião, ou a tecnologia de ponta ou se foi Deus. Acho que tudo se resume na palavra bênção!!! Gostaria de poder ‘gritar para o mundo ouvir’: HOMENS COM HPB: BUSQUEM INFORMAÇÕES SOBRE HOLEP ANTES DE QUALQUER COISA.... Após duas horas da cirurgia, meu pai já estava no quarto. O sistema de irrigação, mostrava que estava sem sangramento. A urina com o soro estavam bem clarinhos, levemente rosados. 

No dia seguinte, 10h da manhã meu pai, totalmente sem dor, sem desconforto, recebeu a notícia que o Dr. Alexandre iria retirar a sonda e ele teria que urinar. Dito e feito: não só fez bastaaaante xixi, como também conseguiu ‘segurar’ (o que indica que não houve lesão no esfincter, nem mesmo por ter ficado desde a hemorroidectomia com sonda). Ele teve alta em menos de 24h.

Sabe quando dizem ‘tirou (o sofrimento) com a mão’? Literalmente foi isso. ‘DE REPENTE’ meu pai urinava normalmente. Ele não teve dor, queimação, incômodo, absolutamente NADA. Nem parecia que tinha passado por cirurgia. Dormiu com o problema. Acordou sem. Dr. Alexandre é médico ou mágico? Independente: ele, com a tecnologia adequada em mãos, fez um espetáculo!

Foi muito melhor que a nossa melhor expectativa. Por isso que repito: foi bênção. Todos os pacientes com HPB e indicação de HoLEP deviam ter acesso a essa informação pois entendo que é uma técnica MUITO vantajosa com relação à RTU e a recuperação é ‘assustadoramente’ incrível. Gratidão eterna à E.Tamussino, Richard Wolf e ao Dr. Alexandre Iscaife!!!”

Ana Paula Legnaro Furcin sobre o tratamento de seu pai Alcides Furcin, 66 anos.



Compartilhe essa notícia

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
X