24/04/2023
Março Azul é importante o ano inteiro!
Ao longo do mês de março a E.Tamussino participou de mutirões em várias localidades para exames de prevenção do câncer colorretal.
Compartilhe essa notícia:
O Mês de Março é conhecido pela cor Azul-Marinho em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país. O câncer de intestino é também conhecido como câncer colorretal porque engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada cólon e reto (localizada no final do intestino, antes do ânus) e no ânus.
Os fatores de risco são o sedentarismo, sobrepeso, alimentação pobre em fibras e rica em carnes processadas e vermelhas, exposição à radiação, ao tabagismo e ao alcoolismo. As medidas preventivas, então, envolvem principalmente evitar esses fatores, mantendo hábitos de vida saudáveis. A idade também aumenta a chance do aparecimento de tumores nessa região, sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Há casos, ainda, associados à hereditariedade, identificados quando existe um histórico familiar. O sangue nas fezes é um dos principais sintomas, além da alteração do hábito intestinal (diarreia, constipação), presença de dor ou massa abdominal ao evacuar, mudança nas fezes (cor, espessura), perda de peso e anemia. Muitos desses sinais são pouco específicos porque podem estar associados a outras doenças, dificultando a descoberta precoce.
Para uma investigação preliminar e preventiva pode ser sugerida a análise de sangue oculto nas fezes. Quando é detectada essa presença, o principal exame mais específico é a colonoscopia, que permite avaliar toda a extensão do intestino grosso em busca de lesões que, caso existam, serão analisadas em biópsia. Também pode ser feita a retossigmoidoscopia para percepção de alterações na parte final do intestino. O acompanhamento médico determinará os passos para diagnóstico e procedimentos a serem feitos.
Esse é um tipo de câncer com alta chance de cura, principalmente se identificado no estágio inicial. A cirurgia é o principal caminho para que o tumor seja retirado, mas também há possibilidade de ser realizada radioterapia e quimioterapia, além do auxílio de medicamentos no tratamento.
Em apoio a essa campanha e em parceria com a Sobed, a E.Tamussino disponibilizou materiais utilizados para exames no que se denominou Mutirão Março Azul em vários hospitais e localidades. Em São Paulo, os mutirões ocorreram nos hospitais de Barretos, HC e Unicamp. Além de SP, houve doação no Rio de Janeiro, Vitória e João Pessoa. Dentre os materiais doados para os mutirões estão pinças para biopsia, clips, injetores esclerose e alças de polipectomia. Sabemos da importância da prevenção e estamos muito felizes em participar de mais esta ação.
Para saber mais sobre os mutirões e o Março Azul acesse https://www.marcoazul.org.br/.
Compartilhe essa notícia